O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou nesta quinta-feira (dia 13) que 152.444 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial, o que corresponde a um montante de R$ 156.545.293. Os valores estarão disponíveis para saque a partir de sábado (dia 15): para os servidores públicos, que estão vinculados ao Pasep, o pagamento será realizado pelo Banco do Brasil; no caso dos trabalhadores de empresas privadas, vinculados ao PIS, será pela Caixa Econômica Federal.
As informações sobre o pagamento estarão disponíveis para consulta na Carteira de Trabalho Digital e no Gov.Br. O depósito do abono salarial neste ano, que teve como referência o ano-base de 2023, teve início em 17 de fevereiro e seguirá disponível até o término do calendário, em 29 de dezembro.
Para aqueles que solicitaram revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo, a pasta lembra que os pagamentos também continuarão até o fim do ano — todo dia 15, ou no primeiro dia útil subsequente.
Como acontecerá o pagamento?
No caso dos servidores públicos, o pagamento será realizado prioritariamente por crédito em conta bancária. O dinheiro também pode ser transferido via TED ou Pix. Para aqueles que não têm conta ou chave Pix, o saque poderá ser realizado presencialmente nas agências do BB.
Já para os trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento ocorrerá prioritariamente por crédito em conta Caixa, para aqueles que têm contas-correntes, poupanças ou contas digitais. O abono também poderá ser pago via aplicativo Caixa Tem, via conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa.
Os trabalhadores que não têm conta poderão receber o pagamento diretamente em agências, casas lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui e demais canais de pagamento oferecidos pela instituição financeira.