Grupos de notícias




Justiça abre 300 vagas para casamento comunitário gratuito voltado à população LGBTQIA+ em Goiás



O Tribunal de Justiça de Goiás realizará a 2ª edição do Casamento Comunitário gratuito destinado à população LGBTQIA+ em Goiás. A iniciativa vai disponibilizar 300 vagas para casais que desejam oficializar a união civil sem custos.


 

As inscrições começam no dia 26 de janeiro e seguem até 12 de fevereiro de 2026, ou até que o número máximo de casais seja atingido. O cadastro deve ser feito por meio de formulário eletrônico, disponibilizado pelo TJGO.


 

A cerimônia está prevista para o dia 22 de maio de 2026, às 17h, e será realizada na área externa do Fórum Cível da Comarca de Goiânia, localizado na Avenida Olinda, nº 100, Setor Park Lozandes, Goiânia (GO).


 

A ação é uma parceria do TJGO com a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, a Corregedoria do Foro Extrajudicial e os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Goiânia e da Região Metropolitana.


 

O objetivo do projeto é garantir, de forma gratuita, o acesso ao registro civil de casamento para casais formados por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, pessoas não binárias e demais identidades e orientações, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.


 

A primeira edição do casamento comunitário LGBTQIA+, realizada em 2024, contou com a participação de 69 casais. A expectativa do Judiciário é ampliar o alcance da iniciativa em 2026, promovendo cidadania, inclusão e garantia de direitos.